Você sabia que grande parte dos marceneiros acreditam em um mito?  

Pois é… Acreditam que fita de borda em 1 milímetro não dá para aplicar direito, e não usam fitas com espessuras maiores que 0.4 milímetros por que acham que não tem o maquinário adequado e isso pode acabar prejudicando seu projeto!

Se você é um desses marceneiros, continue aqui pois vamos te mostrar que a aplicação da fita de borda em 1 milímetro de espessura não é um bicho de 7 cabeças – pode confiar!  

Temos um post explicando como as fitas de borda em 1 milímetro te ajudam a se destacar da concorrência e se não viu ainda, vou te dar essa dica: corre lá pra ver, porque já está virando uma tendência de mercado, hein!  

Além de conforto, a borda de 1.0 mm contribui para um acabamento muito mais refinado do móvel, dando uma estética diferente do comum ao projeto. Hoje em dia, as pessoas estão em busca de praticidade com os móveis, mas também querem um design diferenciado, sofisticado e único!

Um móvel planejado é um investimento: custa caro, e é algo que o seu cliente compra para durar muuuitos anos pois será usado como parte da decoração nos ambientes da casa dele. Então, o acabamento impacta muito! 

Essa transição pode parece difícil… surgem muitas dúvidas em relação à aplicabilidade: se é mais difícil, se dá para fazer manualmente… Então, hoje vamos mostrar para você tudo sobre colagem de bordas mais grossas, e no final você vai ver como é fácil fazer essa aplicação de uma forma que fique super bacana no seu móvel.  

Você deve estar se perguntando: “preciso de alguma máquina especial? Meu processo vai ser mais demorado? E se eu não tenho grana pra investir em maquinário nesse momento… não consigo fazer?“.  

Se você tem uma coladeira automática, sabe que ela faz tudo para você, e nesse caso, você já deve até usar essa espessura ai na marcenaria, não é? Conta pra gente aqui nos comentários a sua experiência!

Mas, sabemos que a maior parte das marcenarias são equipadas com coladeiras manuais ou semiautomáticas, então separamos algumas máquinas e ferramentas que vão te ajudar nesse processo:  

Destopador de fita de borda manual virutex em São paulo
Destopador manual.
Refilador de Fita de Borda Teguscut Manual Tegus - Refiladora - Bruta Online
Refilador manual.
Tupia Manual 6mm c/ Base Articulada 3709 530w 220v Makita - Tupia Elétrica  - Magazine Luiza
Tupia manual.
Refiladora de Borda de Bancada com 4 Grupos - RBB.4G | Maksiwa Brasil
Máquina refiladora de bancada.

Esses são apenas alguns exemplos, mas os modelos e preços variam muito dependendo da sua região e do tipo de máquina que você escolher para o porte da sua marcenaria. Agora, vamos falar de aplicação!

Vamos ensinar você a aplicar a fita de 1 milímetro com a coladeira manual, que é a ferramenta presente na maior parte das marcenarias. Ela é super simples e pode ser realizada normalmente. 

O acabamento do refilo pode ser feito com uma tupia elétrica, fresa reta para retirar o excesso, uma fresa rolamentada com raio para fazer um pré acabamento do refilo ou um refilador manual, que é o que vamos utilizar nesse vídeo. 

Lembre-se sempre de fixar a chapa na bancada! É muito importante para a sua segurança, já que isso evita cortes indevidos no operador, e na chapa não é necessário usar muita força, apenas a angulação certa! 

Depois desses processos, você realiza o acabamento da peça normalmente como já realiza aí na marcenaria (com uma plaina de raio, por exemplo) e dá o polimento final para terminar de arredondar a chapa. Uma característica da fita de borda em 1mm é que ela fica mais arredondada que a de 0.4mm, e é isso que faz ela ficar mais delicada ao toque. 

Você consegue fazer a aplicação manualmente, mas precisa levar em conta alguns pontos:

1. É super importante aplicar de 2 a 3  demãos de cola;

2. Só aplicar a fita quando o ponto de TAC estiver perfeito. Relembrando: o ponto de TAC da cola de contato é quando você passa a mão no produto e ele dá a sensação de colar, mas sem passar a cola para a sua mão. 

3. Espere o processo de “cura”, porque ele influencia diretamente na adesão dos substratos. Deixe a colagem para a última tarefa do dia e assim ela fica “descansando” nesse intervalo de secagem para atingir o tempo de cura 😊 

“E o destopo e refilo?”, você com certeza está se perguntando. Por ser uma fita mais “grossa” e mais resistente, esses processos são um pouco mais trabalhosos. Você até consegue fazer o destopo com um estilete, por exemplo, e ir “quebrando” a fita, mas recomendamos o bom e velho destopador manual.  

Já no caso do refilo, você pode usar os refiladores manuais tranquilamente, mas lembre-se de sempre fixar a peça na bancada para não ocorrer acidentes!

Se você tem uma coladeira automática, a fita de 1 milímetro já deve fazer parte do seu dia a dia. Agora, se você tem uma coladeira manual, também tem como você fazer uma ótima aplicação da fita se seguir todas essas dicas – até se você faz aplicação manualmente, agora sabe que dá pra aplicar 1mm.  

Então, agora a aplicação não pode mais ser uma desculpa para você não utilizar a fita de borda em 1 milímetro aí na marcenaria. Além disso, você aprendeu que utilizar o maquinário certo e uma cola hotmelt  de qualidade vai garantir uma acabamento incrível e uma durabilidade maior nos seus móveis!  

Agora, conta pra gente… te deu vontade de correr direto para a revenda pra testar a fita de 1 milímetro? Espero que sim!

Para saber mais sobre o assunto, confira o canal do QG do Camaleão clicando aqui

Compartilhe: