Como você já deve saber, o mercado dos móveis planejados é super competitivo, e a briga pelo melhor preço acaba sendo bem acirrada. Tem como competir com tantos marceneiros? E o mais importante… dá pra se destacar dentre tantos profissionais?   

A resposta é: com a fita de borda certa, dá sim!   

Lá na Idade Média, ninguém se preocupava com fita de borda, afinal quem fabricava os móveis para os palácios e para as famílias ricas da época fazia tudo em madeira maciça. Com o tempo, a oferta desse material se tornou escassa e o seu custo aumentou bastante. Com o objetivo de ter um aproveitamento melhor dessa matéria-prima, as “folhas de madeira” surgiram e passaram a ser usadas para revestir o compensado que era feito com madeira de segunda mão, comercialmente falando.

Aplicar folha de madeira com cola coqueiro | General Iron Fittings
Exemplo de folha de madeira. Fonte: Iron Fitings.

Esse processo ajudava a reduzir os custos, mas ainda permitia que o marceneiro produzisse um móvel esteticamente elegante. Foi aí que surgiu o conceito da fita de borda, afinal, com esse novo jeito de trabalhar, a borda do compensado ficava exposta e o marceneiro precisava cortar uma tirinha da mesma folha de madeira para revestir a lateral da peça.

Com o passar dos anos, surgiu a Fórmica, e alguns anos depois, surgiu também o MDF e o MDP. Com isso, surgiu o conceito da fita de borda, criada justamente para ajudar no dia-a-dia do marceneiro e deixar tudo mais prático!   

E é exatamente por conta dessa história que a fita de espessura 0.4 milímetros é a mais usada pelos marceneiros atualmente. Ela veio para substituir a folha de madeira, e como os marceneiros já estavam acostumados com ela, e a fita de 0,4mm acabou se tornando muito comum no mercado!   

O surgimento da fita de borda de PVC tornou possível fazer espessuras maiores sem nenhum problema, e foi aí que a fita de 1 milímetro apareceu. Ela veio para resgatar toda a estética do móvel de madeira com aquele canto mais arredondado, mais sofisticado.  

Algumas grandes indústrias utilizam até a fita de borda de 2 milímetros em seus projetos. Nosso vendedor Lucas Yoshio explica que “o ramo que eles atendem, diferente dos móveis planejados para casa, é voltado para os móveis corporativos desde escritórios, licitação, móveis escolares… e aí que entra o conforto e a qualidade como um ponto importante na fabricação para eles”.  

Hoje em dia as pessoas estão em busca de praticidade com os móveis, mas também querem um design diferenciado! Um móvel planejado é um investimento, é algo que o seu cliente compra para durar muitos anos e que será usado como parte da decoração nos ambientes da casa dele. Então, o acabamento impacta muito!  

Aqui, a gente tem um time que investiga e acompanha as principais tendências do mercado moveleiro, e podemos afirmar: há uma movimentação para popularizar esse produto no mercado, e nos próximos 3 anos, a fita de 1 milímetro vai ganhar uma boa parte das revendas. Essa espessura de fita vai ser cada vez mais valorizada também pelos arquitetos.   

Isso porque lá fora, nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, praticamente não se usa mais fita em 0,4 milímetros. A espessura de 1 milímetro para eles é o padrão, e representa o que há de melhor em relação à qualidade!   

Marceneiro, você tem a chance de inovar e sair na frente aqui no Brasil começando a utilizar essa espessura nos seus projetos. E não tenha dúvidas: quem sair na frente, com certeza vai se destacar muito!  

Você sempre busca formas de diferenciar o seu móvel do concorrente, não é? Então, essa é uma vantagem que você precisa apresentar para o seu cliente na hora de fechar o projeto. Começar a utilizar a fita de borda em 1 milímetro é um argumento de venda super forte para você!

Viu como esse pequeno detalhe vai fazer toda a diferença no produto final que você oferece para o seu cliente?   

Avaliando os custos da sua marcenaria, você vai perceber que a diferença de custo entre as duas espessuras é quase insignificante, mas o resultado final é nitidamente mais profissional com a fita de 1 milímetro. Usando bordas que melhoram o acabamento final do móvel e deixam ele bem mais próximo daqueles móveis de madeira maciça, você vai se diferenciar dos seus concorrentes.

Pense nisso!

Array
Compartilhe: